Pilares da Frutas Fava

By acrl-fava on fev 16 in Banana, Notícias.



Inovação, visão de negócio a longo prazo e amor no que faz são pilares da Frutas Fava

Estrategista e com experiência em logística, durante o início da pandemia e na greve dos caminhoneiros, Carlos Fava montou uma operação que manteve o abastecimento de seus clientes

De vendedor de banana de bicicleta, nos anos 70 em Jundiaí, ao fornecedor de 800 toneladas/semana de bananas para mais de 400 supermercados, Carlos Fava, fundador da empresa Frutas Fava, foi o convidado da IFPA Brasil para o café da manhã inspirador, evento mensal que a entidade promove com histórias de sucesso de produtores que nutrem e abastecem milhões de lares brasileiros.

A Fava é uma referência nacional no setor de FLV, reconhecida pela qualidade da banana e inovação em seus processos. Das câmaras frias, que controlam a maturação da fruta, aos ganchos de aço para evitar danos aos cachos no armazenamento e as gôndolas para acondicionar melhor a banana no ponto de venda, a Fava consegue ser reconhecida pelo consumidor final pela qualidade e durabilidade de sua banana.

Nada é fácil. Carlos Fava está sempre procurando melhorar, preocupado com o consumidor final, ouvindo o varejo para diminuir perdas e aumentar as vendas e sempre em busca de inovação. “Sempre imagino meu negócio 10 anos pra frente. Nunca acho que está bom, estou sempre ir em busca de melhorar. Foi assim quando queríamos uma solução para evitar perdas da produção. Fui para Europa em busca de tecnologia em câmaras frias. Nada se adaptava à banana. Então criei um projeto próprio e foi um sucesso. Foi reconhecido com prêmio, em 2019, na Fruit Logística, a mais importante feira do setor. Hoje, nossa Câmara Fria está sendo testada com sucesso na Suíça, França e Bélgica para acondicionar outras frutas como manga e avocado”, explica Carlos Fava.

Estrategista e com experiência em logística, durante o início da pandemia e na greve dos caminhoneiros, Carlos Fava montou uma operação que manteve o abastecimento de seus clientes. “Temos 47 câmaras climatizadas, antecipamos o armazenamento porque consigo controlar a maturação. Como temos frota própria de 50 caminhões, conseguimos manter a distribuição com produtos de alta qualidade para todos os supermercados. Sou competitivo no mercado, mas meu diferencial é a qualidade da banana e a satisfação do consumidor final”, disse.

Para 2022, segundo Carlos Fava, os desafios são enfrentar as mudanças climáticas, a alta dos custos em insumos e diminuir as perdas para garantir melhor produtividade. “Mas tem muita oportunidade em inovação: tecnológica, embalagens e no treinamento de mão de obra. Nunca desistir e nunca deixar de melhorar”, ensina.

A Frutas Fava é uma empresa familiar, há 52 anos no mercado, e quando perguntado sobre sucessão, Carlos foi direto: “estou me preparando para manter o legado da empresa. Conto com minha filha, mas fiz coach e estou fazendo uma consultoria para preparar a sucessão com os propósitos da Fava”.   

Qual o segredo do sucesso? Ele diz que é o amor e fazer o que gosta. “Amo o que faço, a empresa é inovadora, busca pelo melhor. Colho o que plantei lá trás, receber um prêmio foi excelente, mas não me sento em prêmio. Ninguém faz nada sozinho. Minha dica é nunca desistir, inovar e apostar no negócio, treine sua equipe porque ninguém está sozinho e faça que todo mundo goste da empresa. Com humildade a gente se eleva. Estar sempre motivado. Ficar feliz em receber visita e compartilhar conhecimento”, conclui Carlos Fava.

Fonte: Revista da Fruta

Top