Com seu proprietário, Carlos Fava, vendendo bananas de bicicleta, em Jundiaí (SP). De lá para cá, o pequeno comerciante se tornou bananicultor e um dos maiores distribuidores de bananas e outras frutas no Brasil. Conheça a história:
HISTÓRIA
Missão
Distribuir frutas de qualidade atendendo às necessidades do mercado.
Visão
Contribuir com a sociedade com frutas para hábitos alimentares saudáveis.
Valores
Comprometimento
Inovação
Marca
Qualidade
Sustentabilidade
Transparência
A Fava Frutas iniciou as atividades em 1970
1970 | Inicio das atividades
Venda de bananas de porta em porta, com sua bicicleta
1976 | Distribuição
Com o aumento da demanda…. (passa a controlar outros entregadores)
1996 | Patente de ganchos e displays
Os produtos que evitam o manuseio e aumentam a durabilidade da fruta exposta.
“Eu sempre lutei para ser diferente e não para ser mais um no mercado. A gente tem que diferenciar o produto”, afirma Fava.
2006
A empresa investiu numa produção com alta tecnologia, com o diferencial da estrutura de cabos aéreos que está em 70% da área da lavoura.
“O cabo de aço evita danos, atrito e o manuseio da fruta, além de agilizar o transporte dentro da propriedade”, diz Fava.
Produção inovadora
“O pós-colheita é tudo. Você pode produzir uma banana boa, mas, se não tiver um bom pós-colheita, perde todo o trabalho de um ano feito no campo”, afirma Sérgio Soares Carvalho, administrador do Grupo Fava.
2016
Implantação de novo sistema
De climatização com controle total dos gazes e atmosfera para maturação das frutas com tecnologia internacional.
Venda de bananas embaladas
Para evitar essas perdas no manuseio durante o transporte ou na loja, Fava acredita que a banana pode receber tratamento vip e se diferenciar no mercado, algo similar ao que já ocorre com outras frutas, como o melão que é vendido embalado com uma redinha, os morangos e os tomates que vêm em caixinhas ou como as maçãs vendidas em sacolas plásticas.
Inovação com a criação de caixas plásticas dobráveis.
Com estas novas caixas, o supermercado terá uma redução em seu espaço físico para o armazenamento das mesmas. As caixas são tão práticas que cabem 300 caixas vazias em um pallet, tendo, então, uma grande quantidade armazenada em um pequeno espaço.
“Vamos lançar as bananas dos Minions, em caixas plásticas. Esse é um conceito novo para a banana, que com certeza vai reduzir muito o manuseio e as perdas”, diz Fava.
FRUTAS Fava em números
46
Anos de existência
50
Toneladas por hectare
180
Funcionários
900
Toneladas por semana
Lojas comercializam Hectares Bananeiras plantadas400
500.000
250.000