HISTÓRIA

A Fava Frutas iniciou as atividades em 1970

Com seu proprietário, Carlos Fava, vendendo bananas de bicicleta, em Jundiaí (SP). De lá para cá, o pequeno comerciante se tornou bananicultor e um dos maiores distribuidores de bananas e outras frutas no Brasil. Conheça a história:

1970 | Inicio das atividades

Venda de bananas de porta em porta, com sua bicicleta

1976 | Distribuição

Com o aumento da demanda…. (passa a controlar outros entregadores)

1996 | Patente de ganchos e displays

Os produtos que evitam o manuseio e aumentam a durabilidade da fruta exposta.

“Eu sempre lutei para ser diferente e não para ser mais um no mercado. A gente tem que diferenciar o produto”, afirma Fava.

2006

A empresa investiu numa produção com alta tecnologia, com o diferencial da estrutura de cabos aéreos que está em 70% da área da lavoura.

“O cabo de aço evita danos, atrito e o manuseio da fruta, além de agilizar o transporte dentro da propriedade”, diz Fava.

Início da distribuição de mamões.

De distribuidor a produtor

Início da distribuição de laranjas.

Produção inovadora

2008 | Iniciada a rastreabilidade das Frutas

As frutas vão acompanhadas por um código que permite rastrear o produto, consultando origem e detalhes da produção, como a aplicação de defensivos.

2015 | Novo display para a venda de banana

Criação de novo display que funciona como uma vitrine de bananas para reduzir ainda mais o manuseio no momento da compra.

“O pós-colheita é tudo. Você pode produzir uma banana boa, mas, se não tiver um bom pós-colheita, perde todo o trabalho de um ano feito no campo”, afirma Sérgio Soares Carvalho, administrador do Grupo Fava.

2016

Implantação de novo sistema

De climatização com controle total dos gazes e atmosfera para maturação das frutas com tecnologia internacional.

Venda de bananas embaladas

Para evitar essas perdas no manuseio durante o transporte ou na loja, Fava acredita que a banana pode receber tratamento vip e se diferenciar no mercado, algo similar ao que já ocorre com outras frutas, como o melão que é vendido embalado com uma redinha, os morangos e os tomates que vêm em caixinhas ou como as maçãs vendidas em sacolas plásticas.

Inovação com a criação de caixas plásticas dobráveis.

Com estas novas caixas, o supermercado terá uma redução em seu espaço físico para o armazenamento das mesmas. As caixas são tão práticas que cabem 300 caixas vazias em um pallet, tendo, então, uma grande quantidade armazenada em um pequeno espaço.

“Vamos lançar as bananas dos Minions, em caixas plásticas. Esse é um conceito novo para a banana, que com certeza vai reduzir muito o manuseio e as perdas”, diz Fava.

FRUTAS Fava em números

counter

46

Anos de existência

counter

50

Toneladas por hectare

counter

180

Funcionários

counter

900

Toneladas por semana

counter

400

Lojas comercializam

counter

500.000

Hectares

counter

250.000

Bananeiras plantadas

Top